segunda-feira, 26 de março de 2007

Surpresa? Acho que não...

“Tenho uma surpresa para ti!”…

Isto não é contraditório? Dizer que se tem uma “surpresa”? Não é teoricamente uma “surpresa”, uma coisa que não se sabe? Que não se conta? É o que é até ser desvendada? Não será esse o verdadeiro intuito da “surpresa”?

Dizer que se tem uma “surpresa” para alguém é acabar com a dita cuja! Que rica “surpresa” esta que foi surpreendentemente revelada antes de ser anunciada. Que raio de “surpresa” terá a pessoa que receber a “surpresa” se já sabe que existe? Nem venham dizer que “a surpresa é sempre porque não se sabe quando se recebe!”… muito incoerente! Ao saber que vai haver “surpresa”, o quando á altamente passado para segundo plano.
“Olha, tenho uma surpresa para ti!” – “Eu sei, já me tinhas dito!”… percebem o que quero dizer? Não? Vamos aprofundar… Vamos ao dicionário da língua portuguesa…

- surpresa
de surpreso
s. f.,
(1) acto ou efeito de surpreender ou de ser surpreendido;
(2) sobressalto;
(3) prazer inesperado;
(4) notícia ou coisa que alguém prepara para surpreender outra;
(5) sucesso imprevisto.

Vamos então analisar isto….

(1) Como se surpreende alguém que já sabe que vai ser surpreendido? Só vejo uma solução e passa pela surpresa ser um Ferrari F40…
(2) Esta colide com a primeira… não há sobressalto! A pessoa já sabia que iria ser sobressaltada! (Adoro a palavra)
(3) Inesperado? Mas houve aviso prévio! Que se passa???
(4) Realmente há uma preparação… tudo pipi e tal… mas isto é estragado quando se diz “Tenho uma surpresa para ti!”…
(5) Imprevisto?? Quer dizer… sucesso acredito! A “surpresa” pode realmente ser muito boa… mas imprevisto?

Mais coerência meninos…

4 comentários:

Monica disse...

Esta eu tb já tinha pensado. Sim que eu tb consigo reparar nestes pormenores. Mas a tua maneira de colocar o problema está melhor, muito melhor. Dicionário e tudo. Categoria.

E testes surpresa que por acaso são na segunda e tal..salteadas e nao sei ke. Tb e giroo.

beijinho**

Ana disse...

Ahah! Tb já tinha pensado nesta pq sou extremamente curiosa... E a pior coisa q me podem fazer é dizerem-me isso mesmo... Juntando a isso o facto de nc me mostrarem logo a dita "surpresa"... Arrgh! Q nervos! LOL

Portanto, vamos tds dar o devido valor à expressão surpresa sff! :D

Beijinhos*

Sílvia Lopes disse...

ups, eu por acaso confesso k inda n tinh pensado nisso, mas tou a avisar já k n m vou esconder ate pk n devo ser a unica "distraida" (vah pessoal confessem k pa n ficar mal :s)
Eu ca n gxto qd m dizem: Tenho uma surpresa, é k dps uma pessoa fica curiosa e tá mal...das duas uma ou fazem mm uma surpresa e n dizem ou simplesmente n fazem looool Uma das coisas k tb n gxto e qd vão pa m dizer alguma coisa e dps n dizem,tipo :"EU ia dzr isto mas ja n digo" la esta o efeito surpresa... ja pa n falar k as surpresas criam sp expetactivas, e dps ha sp as surpresas desagradaveis :s
Dps de tanta reflexão inda fico pa ki com um esgotamento, é melhor n "forçarem" o meu cerebro a trabalhar, coitado anda fraquinho ele, mas vah inda da pa pensar um bocadinho, mas só um bocadinho :p :p qs tão pekeno cm eu loooool
Enfim, pensar cansa (so eu aki a dispersar...)

beijinhos***

continua a fzr teorias tas no bom caminho ;)

Sílvia Lopes disse...

* expectativas :s
loool